-
Arquitetos: Studioninedots
- Área: 5200 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Fabrice Fouillet
Descrição enviada pela equipe de projeto. Estamos entusiasmados em apresentar a Facette finalizada, no novo distrito urbano de Belvédère, em Bordeaux. O projeto do Studioninedots responde à demanda por um espaço que incentive novas formas de trabalho, oferecendo a flexibilidade, colaboração e diversidade necessárias para os empreendedores atuais. Em um momento em que o trabalho está cada vez mais desvinculado de horários e locais fixos, o verdadeiro valor do edifício está em seus espaços inovadores para interação. A Facette conta com uma série de espaços coletivos distintos, que guiam os usuários desde o térreo até o terraço, passando pela fachada. Esses espaços incentivam a formação de uma comunidade social dentro do edifício. A proposta de criar áreas compartilhadas e multifuncionais torna a Facette um edifício que atende às necessidades de trabalho modernas.
A localização privilegiada no eixo central do Boulevard Joliot-Curie nos inspirou a criar um térreo o mais transparente possível, um ambiente aberto onde o espaço de trabalho se mistura com o espaço público. Como resultado, a Facette parece flutuar sobre uma base esguia, oferecendo o máximo de espaço para atividades compartilhadas ao redor e dando a impressão de que o espaço público está sendo atraído para dentro. Arcos de concreto impressionantes conferem um apelo visual marcante, refletindo as ambições criativas do projeto. A Facette está destinada a se tornar o coração social do edifício, um espaço coletivo e versátil para trabalho, relaxamento e encontros — ou, como costumamos chamar, o "WeSpace".
As amplas paredes de vidro permitem que o térreo se conecte diretamente ao parque adjacente, uma área verde coletiva entre os edifícios que oferece um descanso tranquilo do movimentado boulevard. Este espaço serve como um ponto de encontro onde os ocupantes da Facette e os usuários do edifício vizinho ARK podem se encontrar e interagir.
Um jardim vertical se ergue a partir do parque, com espaços verdes externos conectados por escadas abertas. Essa fachada, que se estende por toda a largura do edifício, proporciona um resfriamento eficiente no clima de Bordeaux e oferece áreas agradáveis para interação e relaxamento. O jardim vertical leva a um andar superior coletivo, com áreas verdes externas e vistas amplas de Bordeaux. As fachadas e telhados verdes ajudam a melhorar o clima urbano, mantendo o ar mais fresco e aumentando a umidade em comparação com os edifícios tradicionais. Esse design ajuda a reduzir o efeito de ilha de calor urbano, diminuir a poluição do ar e lidar com problemas de saúde relacionados. A água da chuva é coletada nos telhados verdes e drenada pelo parque adjacente.
A flexibilidade foi fundamental para permitir que o edifício se adaptasse a funções futuras. Escolhemos uma fachada estrutural pré-fabricada e reposicionamos uma das duas escadas necessárias para o exterior, o que reduziu o tamanho do núcleo do edifício. Isso possibilitou criar plantas de andar totalmente abertas, que podem ser facilmente reconfiguradas conforme as necessidades mudam. Uma estrutura em grade organiza as fachadas e cria uma aparência visual uniforme. As janelas aumentam de tamanho à medida que sobem, oferecendo vistas espetaculares. As fachadas são revestidas com concreto pigmentado na cor areia, refletindo o estilo da arquitetura de pedra histórica de Bordeaux.